terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Vantagens e Desvantagens da web 2.0

Vantagens e Desvantagens


Vantagens


A principal vantagem da Web 2.0 é maior facilidade de criação de conteúdos online. Juntamente com esta vantagem, temos uma melhor categorização de conteúdos, o que leva a que seja muito mais fácil encontrar a informação que queremos.Por outro lado, isso leva também aquele que é o grande aspecto da Web 2.0: a partilha de conteúdos. Hoje em dia é muito mais fácil partilhar conteúdos, pois normalmente as ferramentas que permitem a criação destes, permitem também a partilha imediata, o que reduz o tempo e as aplicações usadas para tal.Outra grande vantagem, é que dado o facto de todas estas ferramentas serem online, podemos usar estas ferramentas em qualquer computador actual, evitando assim por vezes que tenhamos de carregar um computador portátil para executar certas tarefas quando nos deslocamos para outros sítios.



Desvantagens

Dado o facto de que todas estas novas ferramentas funcionam à base de perfis pessoais, é muito mais comum a criação de contas em diferentes sites para poder aceder às suas funcionalidades. Ao mesmo tempo temos os novos sites sociais (Myspace, etc), e a maior facilidade de encontrar informação online. Tudo isto leva a que seja mais fácil encontrar informação sobre outras pessoas. Por isso hoje em dia, o utilizador comum está muito mais exposto na Web. Um problema muito específico que foi criado por estas condições é a maior facilidade que os criminosos têm em encontrar e aliciar vítimas online, ou até a maior facilidade que existe em espalhar certas ideologias e influenciar possíveis seguidores (políticas, religiosas, etc).Outro grande problema causado por estas novas ferramentas é o facto de que as pessoas tendem a passar mais tempo online. Por isso, acabam por passar mais tempo a conhecer outras pessoas ou a ver vídeos ou a consultar informação do que a desenvolver o trabalho quedeviam estar a desenvolver no computador. Outro problema resultante desse tempo passado online é a deterioração das suas relações pessoais e reais.

2 comentários:

Amarelo disse...

Pois é preço a pagar pelo desenvolvimento, para ser mais fácil a sua utilização, a WEB facilita a divulgação de informação maliciosa, desde dados pessoais até informações impróprias. Já estamos habituados a ouvir roubos de contas de email e de perfis. Cada vez mais, infelizmente, os jovens são tentados a divulgar os seus dados, dês chats, blogs, hi5 etc… sendo desta maneira fácil adquirir informações pessoais.

Ricardo Amaral, coordenador do parque informático do Diário Economico

Unknown disse...

gostei da postagem . me ajudou muito no seminário que vou apresentar, só faltou mas atualidade